PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE ANABÓLICOS

76

 

POR William Llewellyn

A BROVEL – NUNCA FECHOU

P: Meu amigo me trouxe um monte de testosterona de uma companhia mexicana chamada Brovel. Falei para ele que só poderia ser coisa falsa, pois houve uma batida policial e fecharam alguns anos atrás. É verdade ou a Brovel nunca esteve fora do negócio?

R: É certo que houve uma batida policial nas fábricas mexicanas de produtos veterinários alguns anos atrás, chamada Operação Moedor de Equipe. Para aqueles que não estejam familiarizados a Administração de Luta contra as Drogas (DEA, pelas siglas em inglês) processou várias companhias mexicanas, seus donos e funcionários suspeitos de estarem diretamente envolvidos com a produção e distribuição de esteróides nos Estados Unidos. Você talvez se lembre como era o México há uma década atrás. Um enorme mercado de esteróides veterinários para satisfazer a demanda americana. Muitas companhias existiam unicamente para vender estes esteróides dentro do nosso território. Quando as autoridades dos EUA tiveram indício suficiente tomaram essa ação.

Depois da Operação Moedor de Equipe muitas companhias mexicanas fecharam suas portas. Essas companhias foram criadas por volta de 2000, e só vendiam esteróides. Talvez você se lembre de nomes como Animal Power, Denkall, Quality Vet, etc, entre os mais populares. Porém, a Brovel existia muito antes dessa confusão. Eles vendiam muitos outros produtos veterinários legítimos e não foram forçados a fechar.  Pelo contrário, a Brovel restringiu seus produtos de esteróides a alguns com doses mais baixas. Suponho que a testosterona que você tem vem em dose de 50 mg/ml. Por isso, não são muito populares, mas sobreviveram.

Não posso dizer muito sobre a legitimidade desses produtos sem ver pelo menos uma foto (uma caixa vazia seria mais útil). A Brovel faz suas injeções em multi-doses simples, que são muito fáceis de falsificar. Porém, a companhia tem menos fiscalização nesses dias uma vez que suas doses são baixas e pouco chamativas para os fisiculturistas. Não acho que sejam produtos que faturem muito dinheiro e queiram falsificá-los. Mas também não posso dizer que são 100% confiáveis. Não ficaria surpreso se fossem uma imitação. Se você tiver uma caixa vazia, me avise. Gostaria muito de dar uma olhada.

ANAVAR INJETÁVEL?

P: William, você conhece algum Anavar injetável em humanos? Já li que muitas pessoas estão usando isso em sua terapia de reposição hormonal nos Estados Unidos, mas eu nunca vi uma foto ou tive confirmação dos laboratórios.

R: Posso confirmar que este produto já foi produzido por pelo menos uma farmácia de manipulação nos Estados Unidos. O que você precisa saber é que estas farmácias têm uma grande flexibilidade para formular drogas aprovadas pela FDA (Food and Drugs Administration, em inglês – órgão regulador nos Estados Unidos que faz o controle de alimentos e drogas a ser inserida no mercado consumidor) com novos formatos e métodos de administração. A principal função das farmácias de manipulação é comprovar que há um médico receitando a droga para um fim especifico. Elas existem para criar medicinas onde não há opções comerciais apropriadas.

Como a oxandrolona está aprovada pela FDA, não é uma surpresa que uma farmácia de manipulação tenha a produzido na versão injetável. Mas é pouco comum. As farmácias de manipulação fabricam as drogas sob encomenda, não em escala. Além disso, a oxandrolona não é um remédio popular. É usada em poucas e muito específicas aplicações, não sendo utilizado como terapia de reposição hormonal para homens.  Também funciona muito bem na via oral, quando for o caso.

DIANABOL COM HEPATITE C?

P: Quero fazer um ciclo de Dianabol. Fui diagnosticado com hepatite C há três anos. Posso correr perigo de problemas no fígado?

R: Vejo que você entende que a hepatite C é uma séria condição hepática que pode levar à falha do órgão. Como paciente desta doença imagino que seus médicos já te recomendaram ficar sempre de olho no seu fígado e não deixar que ele fique exposto a situações de risco como a bebida em excesso e drogas. Não conheço muitas pesquisas sobre esteróides anabólicos orais em pacientes com hepatite C. Porém, você pode procurar relatórios médicos onde pacientes com hepatite C foram internados devido a complicações possivelmente associadas com o uso de esteróides. Se bem essas pesquisas são escassas e não conclusivas, podem te servir como referência.

Os esteróides anabólicos orais como o Dianabol criam uma tensão no fígado. Isso sempre foi uma das suas desvantagens. Dada a sua condição hepática e conhecendo a toxicidade dos esteróides orais acho melhor você pensar duas vezes antes de usá-los. Não é uma boa idéia.

Você acha que o Dianabol é completamente necessário? Não é a minha recomendação, pois acho que os esteróides injetáveis como a testosterona, nandrolona, boldenona e metenolona seriam a opção mais lógica. São mais seguras para o fígado, e de fato não são consideradas “tóxicas” como as orais. Se você está determinado a usar esteróides anabólicos androgênicos, ou precisa deles para algum tipo de tratamento, comece a ler sobre o assunto, e obviamente, não faça nada sem consultar um médico.

Perguntas e Respostas sobre Anabólicos é uma sessão mensal do William Llewellyn, autor do guia de referência de esteróides anabólicos mais vendido: ANABOLICS (Anabolics, 10° edição) e presidente da HRT-PX, uma rede de médicos de controle do envelhecimento. William é mundialmente conhecido como uma autoridade no uso de substâncias que melhoram o desempenho. Você tem uma pergunta para William Llewellyn? Pergunte diretamente no site da MD e ele responderá pessoalmente! Visite www.musculardevelopment.com, MD Foros, MD Staff e Pros, Perguntas e Respostas para William Llewellyn.

Os livros do William Llewellyn (ANABOLICS, 10° edição, UNDERGROUND ANABOLICS, and SPORTS SUPPLEMENT REFERENCE GUIDE) podem ser comprados online www.AnabolicsBook.com ou discando para 888.918.7888.